sexta-feira, 7 de março de 2008

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Emancipação da Mulher No Esporte

As mulheres chegam ao final do seculo XX ainda lutando, com muito charme e garra por uma maior participação feminina no esporte brasileiro.

A primeira ciclista brasileira a participar dos Jogos Olímpicos foi Claudia Carceroni, em Barcelona ( Espanha ), também foi a única a participar do Tour de France em 1989. Maís recentemente a triatleta Fernanda Keller em 1994, ficou em terceiro lugar no Ironman do Havai, na ilha Kona, com o tempo de 9h 43 min 30 s.

De esforços contínuos, seria inimaginável há alguns anos, quando a participação das mulheres no esporte, sobretudo os tidos como mais radicais, era vista como reservas por boa parte do meio esportivo a até no meio acadêmico. Afinal, muitos defendiam que as diferenças fisicas entre os sexo seriam um fator de impedimento para que as mulheres praticassem esportes como judô, box, karatê, maratona, salto com vara, salto triplo, futebol, basquete e ciclismo, que tanto demoraram para se abrir à participação feminina. A conquita de um espaço maior para as mulheres no esporte brasileiro. só tem sido possível graças ao esforço de um grupo de atletas que lutam para quebrar recordes e preconceitos.

PARABÊNS A VOCÊS MULHERES ESPORTITAS,DESPORTISTA E ATLETAS DE TODO NOSSO BRASIL

Nenhum comentário: