terça-feira, 21 de julho de 2009

Voce sabe o que é Columbofilia







Minas Gerais é hoje o estado com maior número de criadores de pombos para competição

Rolf Seuser, presidente da Federação Columbófila Brasileira: há 30 anos envolvido na arte de treinar pombos
Pombo-correio, mensageiro da paz e dos apaixonados. Mas também hobby de muitos fissurados pela columbofilia (arte de criar e treinar pombos para a participação em esportes de corrida). As competições, organizadas por clubes especializados, geralmente são anuais e os prêmios oferecidos para os campeões são troféus. A prova consiste em levar os pombos até o ponto pré-determinado, onde são colocados em liberdade para regressarem a seus correspondentes viveiros. Na chegada, calcula- se o tempo gasto com o vôo e a distância percorrida.



"Aqui no Brasil temos poucos incentivos para criação de pomboscorreio. Na Europa é possível ficar rico com essa arte", afirma o professor de Engenharia da PUC Minas, Antônius Henricus, que cria pombos-correio há quase 25 anos em Belo Horizonte. Segundo o professor, no Brasil a columbofilia é pouco difundida. “Em países europeus como Bélgica e Portugal é o esporte mais popular, depois do futebol”, afirma.

O presidente da comissão técnica da Federação Mineira de Columbofilia (FMC) e secretário-geral da Federação Columbófila Brasileira (FCB), André Coulaud afirma que os pombos-correio nada têm a ver com os pombos comuns, aqueles que as pessoas estão acostumadas a encontrar na cidade. "Os pombos-correio são maiores, mais vistosos e não fazem mal à saúde do homem além, claro, da incrível capacidade de orientação", explica.




As aves são treinadas desde os primeiros vôos, quando são soltos para revoar sem ter sido alimentados. Após uma hora, o criador, por meio de um sinal sonoro, chama as aves que voltam para o pombal a procura de alimento. Essa técnica é usada diariamente e progressivamente são acrescentados quilômetros nos vôos. De acordo com o dentista Rolf Seuser, presidente da Federação Columbófila Brasileira, 70% da criação de pombos-correio do país está localizada em Minas Gerais, algo em torno de 850 criadores. "Geralmente eles mantêm as aves em suas próprias casas", afirma Seuser, que possui cerca de 100 pombos em sua residência, no bairro Belvedere, zona sul de Belo Horizonte.

CURIOSIDADES


* VELOCIDADE - chega a percorrer 600 a 900 km/dia, a mais de 80 km/hora
* Os pombos-correio são utilizados, desde a antigüidade, como mensageiros comerciais, políticos e em época de guerra. No Egito, os pombos levavam informações sobre a cheia do rio Nilo, enquanto na Grécia antiga passavam informações sobre resultados das olimpíadas a outras cidades. Na 1ª Guerra Mundial, mais de 30.000 pombos foram utilizados nas frentes de combate. As cartas eram atadas sob a asa do pombo para serem transportadas.

Pará de Minas também tem criadores de pombos, confirá o endereço:

Sociedade Columbófila Paraminense
Rua: Alameda dos Vinháticos, 100
Bairro: Jardim das Pitérios Cep.: 35661-248
Para de Minas - Minas Gerais - Brasil

Nenhum comentário: